Para pelar os tomates

Faça uma cruz em uma das suas extremidades. Coloque-os em uma panela com água fervente por cerca de 1 minuto ou até que a água ferva novamente. Coloque os tomates em um escorredor, espere esfriar e puxe a pele delicadamente, com as pontas dos dedos.

Para pelar as amêndoas

Coloque-as para ferver em água por alguns minutos. Retire-as do fogo, espere esfriar e aperte-as com as pontas dos dedos. A amêndoa se desprenderá totalmente da sua pele.

Para que a carne frite sem juntar água

Deixe a gordura ficar bem quente e frite a carne aos poucos.

Para que as frutas (pêra, maçã) não fiquem escuras ao serem descascadas

Coloque-as de molho em água com limão ou em suco de frutas ácidas como laranja ou abacaxi.

Para que as verduras como vagens, brócolis não percam a sua cor ao serem cozidas

Junte meia colher (chá) de açúcar à água do cozimento.

Para eliminar a baba do quiabo

Lave-o, seque-o e coloque-o inteiro em uma tigela com suco de limão por cerca de 15 minutos. Lave, corte-o e cozinhe.

Consomés

Faça um consomé delicioso e muito rápido. Dissolva dois tabletes de Caldo de Carne ou Galinha Maggi em um litro de água fervente. Se desejar, enriqueça seu consomé com vinho tinto, ervas picadas, croûtons, queijo ralado, gemas.

Brodo
Os Caldos Maggi de Carne ou de Galinha, dissolvidos em água fervente e acrescidos de um bom cappelletti ou ravioli e servidos com queijo ralado, transformam-se em um excelente brodo.

Molhos brancos

Os molhos brancos podem ser temperados com Caldos Maggi. Para isso, dissolva dois tabletes de Caldo de Galinha ou de Legumes e Verduras em meio litro de leite, que será usado no preparo do molho. A partir daí, você terá um molho saboroso e equilibrado, podendo incrementá-lo ainda com ervas, mostarda, pimentão ou queijos.

Bombons

Um jeito gostoso e delicado de presentear com bombons preparados por você mesma é oferecê-los dentro de uma bonbonnière de louça ou cristal. Mas você também pode fazer deles o presente principal, e embalá-los em uma caixa decorada. As boas papelarias costumam ter à venda caixas desmontadas e será preciso apenas reforçar as dobras e unir as partes com cola. Escolha um modelo para comprar e aproveite o molde para recortar e montar outras caixas em cartolina colorida. Você pode deixar tudo pronto e só finalizar a embalagem na véspera. Ao preparar a embalagem, forre a caixa por dentro com papel-manteiga, ponha os bombons e feche-a, para depois completar a decoração. Adesivos com enfeites ou mensagens, à venda nas papelarias, dão o detalhe final do acabamento, reforçando o fechamento da caixa.

E atenção para os prazos de validade.

Chocolates moldados sem adição 30 dias
Chocolates com adição (crocante, nozes, crespinhos de arroz, amêndoas, castanha-do-pará, amendoim, castanha-de-cajú) 7 dias
Chocolates recheados (com balinhas de licor, cereja, doce-de-leite, ganache) até 24 horas (cobertos ou embrulhados)


Como fazer para reduzir os cristais do sorvete feito em casa?

Para os sorvetes simples à base de suco de frutas ou leite que geralmente ficam mais cristalizados, recomenda-se bater a massa algumas vezes durante o tempo de congelamento.

Pode-se congelar o Creme de Leite?

O frio intenso pode provocar alterações indesejáveis na textura, na consistência e na cor do produto. Por isso, não é aconselhável guardá-lo no freezer ou no congelador, seja na lata fechada ou já transferido para outro recipiente.

Como evitar que o Creme de Leite talhe ao ser aquecido?

Sua consistência delicada sofre alterações com a fervura, especialmente se fizerem parte da receita ingredientes ácidos, como tomate ou suco de limão. Para aquecer pratos em que o Creme de Leite já tenha sido acrescentado, é aconselhável empregar fogo bem baixo ou banho-maria.


Alguns links interessantes com receitas e dicasde cozinha :

Culinária Delicias

Soreceitas

Culinária Online

Culinária & Cia.

Culinária & Receitas

Receitas de Mãe